domingo, 23 de junho de 2013

Encontro Vocacional - Sergipe


Em preparação para este segundo encontro vocacional fizemos uma reunião com alguns jovens para juntos construirmos um caminho de escuta, aprendizado e partilha. Eles manifestaram o desejo de conhecer mais detalhadamente como as religiosas vivem, as diferenças entre congregações, o porquê de padres religiosos e diocesanos, além de uma explanação das diversas vocações.

A partir destes questionamentos preparamos este segundo encontro, onde contamos com a participação de oito jovens, sendo eles: Álvaro, Bruna, Cassiano, Hugo, Ítallo, Jenniffer, Joyce e Vitória.

Irmã Maria do Carmo Ferreira conduziu a oração de abertura a partir da temática, “Celebrando a Vida como PEREGRINOS, CAMINHANTES E SONHADORES”. Com o símbolo dos pés foi se formando um caminho à medida que os jovens chegavam, escrevendo o nome de cada um, expressando a ideia de vocacionados a caminho no seguimento de Jesus Cristo. Ela criou um ambiente propício dando a oportunidade de todos participarem.

Contamos com a valiosa e bonita ajuda de um dos vocacionados que dinamizou tocando e cantando, e assim motivou para que este encontro acontecesse de uma maneira bem descontraída.

Irmã Gecianne Costa Moura dirigiu o encontro prendendo a atenção de todos com várias motivações como:
  • Primeiro chamado que Deus nos faz é para a Vida, Humana e Cristã.
  • Apresentou-nos o vídeo do Hino da Jornada Mundial da Juventude em preparação para o trabalho individual, motivando a fazer um desenho que representasse o que é vocação.
  • Os vários tipos de vocação na Igreja, dando enfoque: Vocação do leigo, Sacerdotal, matrimonial, Vida Religiosa Consagrada (fundamentado no Catecismo da Igreja Católica, Youcat: Catecismo Jovem e propaganda vocacional Escolápia).
  • Vocação missionária, onde toda a Igreja é convidada a responder este apelo.

Enquanto Vida Religiosa Consagrada apresentou aos jovens a partir da experiência de nossa Congregação Religiosa, mostrando para eles a beleza de seguir Jesus Cristo dentro de um carisma. Mostrou ainda o depoimento de um Irmão (Ordem Premonstratense )  a respeito da vivência dos votos.

Irmã Fátima Lúcia Pereira concluiu este momento rezando a oração da Jornada Mundial da Juventude.

Foi uma tarde bastante enriquecedora para nós Irmãs e para todos os participantes.

Irmã Fátima Lúcia Pereira, Sch. P.
































ORAÇÃO JMJ 2013

 Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!




      ♪♫ Juventude, primavera: esperança do amanhecer! ♪♫






Um comentário:

  1. Queridas Irmãs e jovens de Piabeta parabéns!
    Pelo texto e as fotos este foi um rico encontro que a seu tempo dará muitos frutos para a Messe do Senhor. Abraços!

    ResponderExcluir